Submissions


Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

I. Serão aceitos artigos em português e inglês

II. Todos os textos enviados para publicação devem ser redigidos com espaçamento simples. Fonte Times New Roman. Tamanho 12 para o texto, e 10 e espaçamento simples para citações longas, notas de rodapé, tabelas e quadros. Parágrafos: alinhamento justificado. Formatação em papel A4 (29,7 x 21cm), Margens: superior: 3cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 3cm.

III. Folha de Rosto e Manuscrito

Folha de rosto: Este arquivo deverá ser submetido separadamente dos demais a fim de permitir uma avaliação às cegas do estudo. Devem ser inseridos os seguintes tópicos: título em português e inglês (máximo de 20 palavras); sugestão de título curto (máximo de 10 palavras); autores (nomes completos); instituições às quais os autores mantêm vínculo acadêmico; nome, endereço institucional completo, telefone e endereço eletrônico do autor responsável pela correspondência.

Manuscrito: Todas as páginas devem ser numeradas no canto superior direito. Na primeira página devem estar contidos somente o título (em português e inglês), o resumo e o abstract, com suas respectivas palavras-chave e keywords. O texto principal do artigo deve ser iniciado a partir da página 2 (dois).

1. Título: deve ser estruturado contendo o resultado encontrado no trabalho, expressando ao leitor a principal contribuição do seu trabalho. Primeiramente deve ser apresentado o título em Português e logo abaixo o título em inglês.

2. Resumo: O resumo deve conter informações claras sobre o objetivo do trabalho, bases teóricas utilizadas, principais considerações metodológicas (quando for o caso) e resultados mais relevantes. Deve ter no máximo 200 palavras e ser acompanhado por no mínimo 3 e máximo 6 palavras-chave, incluindo ponto e vírgulas entre elas.

3. Abstract: versão fiel em inglês do resumo, deve ser acompanhado de keywords correspondentes;

4. Texto principal do artigo deve incluir resumo, títulos, palavras-chave, ilustrações (tabela, figura, quadro, imagem e outros), referências e nota de rodapé, observadas as normas de formatação previstas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

5. O arquivo, contendo o manuscrito, deve ser enviado sem identificação de autoria e com numeração de tópicos/capítulos.

6. Agradecimentos (podem ser mencionados nomes de pessoas que contribuíram com o trabalho mas não preencham os requisitos para caracterizar co-autoria, assim como nome de instituições que proporcionaram apoio financeiro ou logístico);

7. As citações dos autores no texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (OLIVEIRA, 2018) ou (OLIVEIRA, 2018, p.75). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (GONÇALVES, 2015a), (GONÇALVES, 2015b) etc.

8. As referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.

9. As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no rodapé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).

10. Figuras, tabelas e quadros devem contabilizar no máximo 6 elementos no total.

IV. Poderão ser aceitos trabalhos nos seguintes formatos:

  1. Artigos Originais: são aceitas produções resultantes de pesquisa de natureza empírica, experimental, documental ou conceitual com resultados que agreguem valores ao campo científico e prático das diversas áreas da saúde.
  2. Artigos de Revisão narrativa e sistemática: estes artigos devem ter como objetivo analisar e discutir trabalhos de outros autores. Revisão de Literatura ou estudo teórico sobre temática específica. Devem ser destinados a apresentação de conhecimentos disponíveis baseados numa avaliação crítica, científica, sistemática e pertinente de um determinado tema.
  3. Relatos de Caso: a comunicação de um caso é pertinente quando a entidade diagnosticada é rara, o tratamento é pioneiro ou tem alguma inovação, ou o resultado é inusitado.

O manuscrito deverá respeitar as particularidades de formatação para cada tipo de contribuição:

Sections

  1. Artigos

    Política padrão de seção


Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Loading...