Alimentação, anemia e desnutrição em crianças em fase pré-escolar
Uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.010Palavras-chave:
Alimentação do pré-escolar, anemia ferropriva, deficiência nutricional do pré-escolarResumo
O presente artigo traz uma revisão de literatura com o objetivo de avaliar o consumo alimentar, a presença de anemia e desnutrição em pré-escolares assim como a associação entre esses fatores. A pesquisa foi realizada na base de dado eletrônica, Scopus, nos quais foram selecionados artigos originais, publicados entre os anos 2010 a 2019, em inglês e português, sendo utilizado os descritores de assunto “Alimentação Escolar_Desnutrição”, “Alimentação Escolar_Anemia”, “School_Feeding-and-Pre-School-Anemia”, “School_Feeding-and-Pre-School-Malnutrition”. Foram encontrados 591 artigos e destes 9 foram selecionados a partir da leitura do resumo/artigo completo. Os artigos selecionados eram do Brasil ou de países da África. Por meio da leitura dos artigos pode-se concluir que apesar das políticas públicas implementadas nos países, principalmente nos países mais pobres, ainda é relevante o número de crianças em fase pré-escolar que apresentam deficiências nutricionais como anemia e desnutrição. Os fatores socioeconômicos como renda familiar, grau de escolaridade, saneamento básico, dentre outros são responsáveis por grande parte destas deficiências.