Alimentação, anemia e desnutrição em crianças em fase pré-escolar: Uma revisão

Alimentação, anemia e desnutrição em crianças em fase pré-escolar

Uma revisão

Autores

  • Daniela Bergamini Teixeira Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Bárbara Pereira da Silva Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Maria Eliza de Castro Moreira Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga https://orcid.org/0000-0002-2676-1364

DOI:

https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.010

Palavras-chave:

Alimentação do pré-escolar, anemia ferropriva, deficiência nutricional do pré-escolar

Resumo

O presente artigo traz uma revisão de literatura com o objetivo de avaliar o consumo alimentar, a presença de anemia e desnutrição em pré-escolares assim como a associação entre esses fatores. A pesquisa foi realizada na base de dado eletrônica, Scopus, nos quais foram selecionados artigos originais, publicados entre os anos 2010 a 2019, em inglês e português, sendo utilizado os descritores de assunto “Alimentação Escolar_Desnutrição”, “Alimentação Escolar_Anemia”, “School_Feeding-and-Pre-School-Anemia”, “School_Feeding-and-Pre-School-Malnutrition”. Foram encontrados 591 artigos e destes 9 foram selecionados a partir da leitura do resumo/artigo completo. Os artigos selecionados eram do Brasil ou de países da África. Por meio da leitura dos artigos pode-se concluir que apesar das políticas públicas implementadas nos países, principalmente nos países mais pobres, ainda é relevante o número de crianças em fase pré-escolar que apresentam deficiências nutricionais como anemia e desnutrição. Os fatores socioeconômicos como renda familiar, grau de escolaridade, saneamento básico, dentre outros são responsáveis por grande parte destas deficiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eliza de Castro Moreira, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997), mestrado em Saúde (2006) e doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2013). Tem experiência na área de Alimentação Coletiva (produção), com ênfase em gestão de restaurantes. No mestrado trabalhou com kefir (probiótico) testando-o em ensaios de inflamação e cicatrização. No doutorado avaliou a atividade antioxidante e anti-inflamatória do café. Foi professora substituta na Universidade Federal de Alfenas no período de abril 2010 a dezembro de 2011. De 2013 a 2016 foi pos-doutoranda no Laboratório de Nutrição Experimental da Universidade Federal de Viçosa, no departamento de Nutrição e Saúde. Os projetos desenvolvidos no pós doutorado foram focados em ensaios de qualidade proteica, biodisponibilidade de minerais, indução de obesidade em animais de laboratório e na expressão gênica de marcadores destes ensaios, assim como na caracterização físico-química de alimentos. Atualmente é Coordenadora de curso de Nutrição e professora nos Cursos de Nutrição e Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga - FADIP (Razão social: Sociedade Educacional Superior de Ponte Nova LTDA)

Downloads

Publicado

23-06-2020

Como Citar

Daniela Bergamini Teixeira, Bárbara Pereira da Silva, & Maria Eliza de Castro Moreira. (2020). Alimentação, anemia e desnutrição em crianças em fase pré-escolar: Uma revisão. SAÚDE DINÂMICA, 2(1), 10–26. https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.010

Edição

Seção

Artigos de Revisão
Loading...